ready 4 go

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
filipe371

Re: ready 4 go

Postby filipe371 » Sat Jan 16, 2016 8:49 pm

Boa noite Sandra!

Obrigado pela sugestão do passeio pelo campo e por todo o apoio também.
Pensar pode evitar que algo aconteça? Ou fazer com que algo aconteça?
Se excluirmos os pensamentos que aparentemente provocam ação imediata, é sabido que pensamentos sobre o passado ou futuro, não passam disso, pensamentos.

Se me permite , vou tentar ser conciso na história do Filipe, porque penso que nos vai ajudar nos nossos diálogos

Talvez seja mais fácil dividi-la em três fazes :

1-Estudo e prática nos estados alterados da consciência,exemplos: saída consciente do corpo,sonhos lúcidos, e
um sem numero de fenómenos associados.

2-A sorte estava do meu lado e libertei-me de tudo isso e todas as suas coisas boas e más.
De seguida a obsessão pela Iluminação, pura consciência,liberdade e êxtase etc... deu numa acumulação de conhecimento intelectual através de dezenas e dezenas de livros e vídeos.
Penso que seja esta a origem dos meus "ataques de pensamentos" :)

3-A sorte continuava do meu lado e libertei-me de tudo isso e todas as suas coisas boas e más.
Esta fase parece-me a mais lógica, que se foca somente na experiência nua e crua(por parte de ninguém) de toda as formas de expressão da energia da vida do universo.

Nesta fase conto com a ajuda da Sandra, para mantermos o nosso dialogo o mais simples possível, para evitar
novas "diarreias intelectuais" da minha parte,que não têm qualquer utilidade.

Mais uma vez, obrigado pelo apoio.

Abraços

Canfora

Postby Canfora » Sun Jan 17, 2016 2:54 pm

Viva Filipe!

Sim, vamos manter este diálogo o mais simples possível - se possível!

Procura no corpo este eu de que falas.

Faz um "scan" de todo o corpo, em que sentes todas as partes do corpo, a cabeça, o peito, as costas, tudo. Sente sem pensar.

É possível encontrar um eu?

Abraço

filipe371

Postby filipe371 » Tue Jan 19, 2016 10:34 am

Bom dia Sandra!
Faz um "scan" de todo o corpo, em que sentes todas as partes do corpo, a cabeça, o peito, as costas, tudo. Sente sem pensar.

É possível encontrar um eu?
Fica claro que esse "eu" não existe em parte alguma. Vendo com atenção, fica somente a noção de um olhar/sentir
silencioso. De seguida surgem pensamentos sobre o que fazer hoje, as ações começam e esse sentir passa a ficar
um pouco despercebido, mas continua "aqui". Na maior parte do tempo, os pensamentos são tantos que esse olhar/sentir parece desaparecer e a ilusão do "eu" volta em força. Por vezes durante o dia surge novamente a
lembrança desta consciente presença, e começa tudo de novo...

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Tue Jan 19, 2016 2:40 pm

Olá Filipe,

Obrigada por teres procurado o eu no interior do corpo! Ficou claro que não existe uma entidade dentro do corpo? Nenhum eu no meio das orelhas, por trás dos olhos, algures ao pé do coração?
Na maior parte do tempo, os pensamentos são tantos que esse olhar/sentir parece desaparecer e a ilusão do "eu" volta em força.
Vamos falar sobre os pensamentos então?

Quando for possível, senta-te num sítio sossegado e respira fundo umas quantas vezes.

Depois oberva os pensamentos.

É possível saber qual é que vai ser o teu próximo pensamento, antes que ele apareça?

De onde vem os pensamentos e para onde vão?

É possível encontrar um "eu que pensa" a pensar os pensamentos?

Um pensamento pensa?

O pensamento "eu" é algo mais do que um pensamento?

É possível controlar os pensamentos - por exemplo: podes pensar só pensamentos "positivos" durante o resto do dia, ou não pensar de todo durante a próxima meia hora?

Fico a aguardar os teus pensamentos sobre os pensamentos :)

Abraço

filipe371

Postby filipe371 » Wed Jan 20, 2016 12:21 pm

Bom dia Sandra!
Ficou claro que não existe uma entidade dentro do corpo? Nenhum eu no meio das orelhas, por trás dos olhos, algures ao pé do coração?
Um bocadinho de "eu"no meio das orelhas :)

Com tanta pergunta só tenho duas hipóteses: Ou respondo com as respostas "certas" que aprendi com os outros
( neste caso não interessa)
Ou tenho que investigar por mim mesmo, o que me faz uma preguiça muito grande.

Andei todos estes anos convencido de que tudo que aprendi e compreendi, me pôs em vantagem perante aqueles
que não tinham essa capacidade de" saber tudo como eu".

Penso que pode demorar algum tempo até me adaptar. Mas confesso que não me é fácil largar mão das minhas
certezas que tanto me protegeram todo estes anos.

Canfora

Postby Canfora » Wed Jan 20, 2016 1:34 pm

Olá Filipe!
Um bocadinho de "eu"no meio das orelhas :)
:)
Com tanta pergunta só tenho duas hipóteses: Ou respondo com as respostas "certas" que aprendi com os outros ( neste caso não interessa)
Ou tenho que investigar por mim mesmo, o que me faz uma preguiça muito grande.
É mesmo preguiça ou é resistência?
Andei todos estes anos convencido de que tudo que aprendi e compreendi, me pôs em vantagem perante aqueles que não tinham essa capacidade de" saber tudo como eu".
E é possível que tenhas razão se olharmos para este ponto de vista, através de alguns pontos de vista similares que sustentem a veracidade do mesmo. Mas o que me parece que tens aqui é uma identificação com um eu que sabe mais que os outros. Consegues perceber que este eu é uma identidade que atribuiste a um eu?
Penso que pode demorar algum tempo até me adaptar. Mas confesso que não me é fácil largar mão das minhas certezas que tanto me protegeram todo estes anos.
Se vires que não existe um eu que precise de ser protegido, é possível que vejas também que esta proteção é desnecessária. Mas estou a por a carroça à frente dos bois. com o grande risco de te fazer ter expectativas sobre o que pode vir a acontecer.

Se te parecem demasiadas perguntas, podes procurar a resposta só para esta:

Um pensamento pensa?

Abraço!

filipe371

Postby filipe371 » Wed Jan 20, 2016 5:51 pm

É mesmo preguiça ou é resistência?
Consegues perceber que este eu é uma identidade que atribuiste a um eu?
Um pensamento pensa?
Com preguiça ou resistência, com identidade ou sem identidade, com pensamentos ou não, não nos resta nada,
pois se não existe um eu para responder, também não existe um eu que pergunta.

Estou a falar sozinho? Parece que sim!

Onde nos leva esta conversa?

Parece um truque de ilusionismo!

Sou "EU" e mais "EU" a brincar ás escondidas de mim mesmo!!!

Canfora

Postby Canfora » Thu Jan 21, 2016 10:56 am

Oh senhores! Quantas voltas mentais é que vais dar, antes de começares a explorar se um eu é ou não possível de encontrar? O que é este EU de que falas?

filipe371

Postby filipe371 » Fri Jan 22, 2016 12:17 pm

OH SANDRA!!! :)

Lá estou eu novamente a fazer rotundas :)

OK! , já compreendi !
O que é este EU de que falas?
Nesta busca do eu, é fácil ficar focado naquele que busca ,que é o eu em busca do eu.

Prometo que daqui em diante vou investigar a fundo este eu ou eus

Pode demorar algum tempo,mas desta vez tem que ser! vou até ás ultimas consequências senão corremos o
risco desta nossa conversa nunca mais ter fim.

OBRIGADO por mais esta oportunidade

abraço

Canfora

Postby Canfora » Fri Jan 22, 2016 1:49 pm

Não há razão para pressas e tens ao teu dispor todas as oportunidades que forem necessárias :)

Exercício prático: agarra qualquer coisa que tenhas ao pé de ti e descreve essa coisa, sem me dizeres o que é, de forma a que eu saiba pela descrição qual é o objeto.
  • Eu também vou fazer o exercíco:
    • quadrado
      amarelo claro
      suave
      muitas folhas fininhas coladas umas às outras num dos lados
      ligeiro cheiro a tabaco (que estranho, o objeto não tem nada a ver com tabaco!)
      papel
Questão: o que é que eu estou a descrever?

filipe371

Postby filipe371 » Fri Jan 22, 2016 3:55 pm

Um livro!?

quadrado
várias cores em relevo
extremamente macio, leve e fofo.

compreendi o exercício!
experiência direta daquilo que é, sem rótulos

Neste contacto direto com a experiência daquilo que é, não existe lugar para o eu, que comenta e descreve
as experiências como se fossem dele...

Canfora

Postby Canfora » Fri Jan 22, 2016 4:22 pm

Não, post-its. Almofada?
compreendi o exercício!
experiência direta daquilo que é, sem rótulos
Sim!
Neste contacto direto com a experiência daquilo que é, não existe lugar para o eu, que comenta e descreve as experiências como se fossem dele...
Então o que é este comentador na tua experiência direta? Esta voz que comenta é um eu?

filipe371

Postby filipe371 » Fri Jan 22, 2016 7:37 pm

Então o que é este comentador na tua experiência direta? Esta voz que comenta é um eu?
São pensamentos sobre a realidade da experiência. O que se segue normalmente são pensamentos sobre pensamentos.

Por vezes parece que algo está presente , que não pensa! mas onde todos os pensamentos surgem...

Canfora

Postby Canfora » Sat Jan 23, 2016 3:27 pm

São pensamentos sobre a realidade da experiência. O que se segue normalmente são pensamentos sobre pensamentos.
Bem visto. Há um certo tipo de pensamentos que comentam aquilo que se passa, como se fossem uma espécie de eco.
Por vezes parece que algo está presente , que não pensa! mas onde todos os pensamentos surgem...
Se olhares para os pensamentos - em vez de pensares sobre eles - o que é que vês?

O pensamento eu pensa?

É possível ver algo a pensar - um eu Filipe ou um EU divino/universal (o que lhe quiseres chamar) de onde todos os pensamentos surgem?

filipe371

Postby filipe371 » Sat Jan 23, 2016 7:08 pm

Se olhares para os pensamentos - em vez de pensares sobre eles - o que é que vês?
Imagens
O pensamento eu pensa?
Definitivamente não
É possível ver algo a pensar - um eu Filipe ou um EU divino/universal (o que lhe quiseres chamar) de onde todos os pensamentos surgem?
NÃO :)

Surgem do nada, para o nada, e acabam no nada, como bolas de sabão.

E aqui está a "vida", esperando por um pensamento que a defina :):):)

Return to “Other Languages”