pode o eu ser visto ou percebido pelos sentidos?

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
diego

Re: pode o eu ser visto ou percebido pelos sentidos?

Postby diego » Wed Oct 15, 2014 1:20 pm

Nelas é explicado que o único propósito deste forum é apontar para a ilusão do ego e o método que é utilizado. Discutir ideias e pontos de vista nunca fez parte do que é proposto.
exato, nao pretendo discutir ideias sandra, apenas dizer o que penso assim como me pediu e nao dizer aquilo que penso ser o que a sandra espera que eu diga.
o que eu digo nao tem carater de verdade absoluta, pode estar errado assim como a sandra certamente como pessoa inteligente admite que esse metodo pode ser falso, na verdade nao existem certezas sobre nada, só os loucos tem certezas. estou aqui para explorar, investigar o que é o eu e se existe ou nao existe e qual a sua natureza, naon espero que me afirme que o ego é uma ilusao de forma dogmatica mas sim apenas como ponto de partida para uma investigaçao s´eria e sem pré conceitos.
Se tens assim tantas certezas e questionas o método que é usado neste forum, o que é te leva a estar aqui? Existem outros sítios onde podes discutir sobre este tipo de coisas.
nao tenho certezas nenhumas e acho que todas as certezas devem ser questionadas na busca da verdade, espero que a sandra partilhe comigo a sua descoberta de nao existir um eu para que eu possa descobrir a verdade ou falsidade a respeito. nao parto para uma investigaçao com a certeza do que vou descobrir , isso nao seria investigaçao alguma, fique bem.

Canfora

Postby Canfora » Wed Oct 15, 2014 5:02 pm

Compreendo, vamos avançar então. Falaste sobre um percebedor. Onde está este percebedor, o que é que ele é?

diego

Postby diego » Wed Oct 15, 2014 8:31 pm

Compreendo, vamos avançar então. Falaste sobre um percebedor. Onde está este percebedor, o que é que ele é?
o percebedor parece ser o cerebro ou a mente que faz parte do cerebro. ele está no corpo, faz parte do corpo.

Canfora

Postby Canfora » Wed Oct 15, 2014 9:23 pm

Boa noite diego!
o percebedor parece ser o cerebro ou a mente que faz parte do cerebro. ele está no corpo, faz parte do corpo.
Vamos fazer um exercício para ver se este percebedor, está entidade, pode ser encontrada no corpo? Aqui vai:

Sentado num sítio sossegado, nota as sensações que estão a acontecer neste momento: audição, olfato, paladar, tato. Com apenas aquilo que os sentidos te transmitem e sem depender de pensamentos ou imagens mentais, vai respondendo a todas as perguntas abaixo, uma de cada vez (fechar os olhos entre cada pergunta, enquanto sentes as sensações, pode ajudar a reduzir possíveis distrações causadas pelos pensamentos):

Podes saber qual é a altura do corpo?

O corpo tem peso ou volume?

Existe uma separação entre o corpo e a roupa?

Existe uma separação entre o corpo e a cadeira?

O corpo tem um contorno ou uma forma?

Existe um lado de dentro ou de fora?

O que é o corpo na experiência deste momento?

diego

Postby diego » Thu Oct 16, 2014 1:26 pm

nao exatamente , o corpo está sentado.
sim, o contacto com a cadeira dá essa informaçao de peso , o volume é dado pelas sensaçoes de formigamento em varias partes do corpo.
nao é nitida , quase nao existe-
a sensaçao de pressao dá essa informaçao.
sim mas claro com os olhos fechados o sentido usado nao dá uma informaçao clara definida de forma.
nao me parece.
uma impressao de vibraçao , pressao, calor, e o estado de atençao procedente daqui.

Canfora

Postby Canfora » Thu Oct 16, 2014 5:04 pm

Viva diego,

Obrigada por fazeres este exercício que não é nada fácil - vai contra a nossa forma habitual de percepcionar a realidade.

Tenho a impressão, pelo que me disseste anteriormente que pensavas, que me vês um bocado como uma professora chata e sabichona, o que pode levar a que resistas a fazer o que te digo. Compreendo que te dê essa impressão, mas cada guia é diferente e estou a fazer o melhor que consigo com as limitações que este meio e a própria linguagem nos dão.

Dito isto, vou pedir-te para teres paciência e fazeres o exercício novamente, porque lendo as tuas respostas fico com a ideia que, pelo menos a princípio, não te focaste apenas nas sensações, sendo esse o objetivo - fazer com que vejas unicamente o que é sentido, sem ligar aos pensamentos ou, dito de outra maneira, descrever o que é sentido, menos a história sobre o que é sentido.
nao exatamente , o corpo está sentado.
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - podes saber qual é a altura do corpo?
sim, o contacto com a cadeira dá essa informaçao de peso , o volume é dado pelas sensaçoes de formigamento em varias partes do corpo.
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - podes saber se o corpo tem peso ou volume?
nao é nitida , quase nao existe-
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - consegues sentir esta separação entre o corpo e a roupa?
a sensaçao de pressao dá essa informaçao.
Essa informação vem de estar com a sensação de pressão ou de pensar/interpretar a sensação?
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - consegues sentir uma separação entre o corpo e a cadeira?
sim mas claro com os olhos fechados o sentido usado nao dá uma informaçao clara definida de forma.
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - o corpo tem um contorno ou uma forma?
nao me parece.
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - o corpo tem limites, fronteiras, sítios onde começa e acaba?
uma impressao de vibraçao , pressao, calor, e o estado de atençao procedente daqui.
Aqui dá-me a impressão que estavas mesmo a olhar para as sensações em si... :)

diego

Postby diego » Thu Oct 16, 2014 10:14 pm

Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - podes saber qual é a altura do corpo?
nao
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - podes saber se o corpo tem peso ou volume?
nao
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - consegues sentir esta separação entre o corpo e a roupa?
nao.
Essa informação vem de estar com a sensação de pressão ou de pensar/interpretar a sensação?
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - consegues sentir uma separação entre o corpo e a cadeira?
nao.
Ficando apenas com as sensações - sem ligares aos pensamentos - o corpo tem um contorno ou uma forma?
nao, sem pensamento nao existem medidas, o pensamento mede, avalia, pesa, categoriza, descreve, dá forma. etc.

Canfora

Postby Canfora » Fri Oct 17, 2014 11:04 am

Estamos habituados a pensar da seguinte forma "eu olho para o computador". O que implica um eu aqui dentro a olhar para um objeto lá fora.

Aponta com um dedo para onde é suposto estar o "eu", e depois aponta para o "ver" e depois para o "objeto/computador".

É possível ver/sentir a separação entre um "eu que vê", a "acção de ver" e um "objeto que é visto"?
eu + ver + objeto = 3 coisas separadas?

Faz o movimento contrário com o dedo - aponta para "aquilo que vê".
O que é que encontras, o que é que é experimentado?

Sem pensamentos, existe um percebedor, uma entidade objetiva, no corpo?

diego

Postby diego » Fri Oct 17, 2014 1:26 pm

Estamos habituados a pensar da seguinte forma "eu olho para o computador". O que implica um eu aqui dentro a olhar para um objeto lá fora.

Aponta com um dedo para onde é suposto estar o "eu", e depois aponta para o "ver" e depois para o "objeto/computador".

É possível ver/sentir a separação entre um "eu que vê", a "acção de ver" e um "objeto que é visto"?
eu + ver + objeto = 3 coisas separadas?
sem pensamento nao é possivel ver separaçao alguma.
Faz o movimento contrário com o dedo - aponta para "aquilo que vê".
O que é que encontras, o que é que é experimentado?
um dedo apontando na direcçaodo corpo.
Sem pensamentos, existe um percebedor, uma entidade objetiva, no corpo?
nao , nem o corpo existe. sem pensamento nada existe . o computador só existe se existe pensamento.

Canfora

Postby Canfora » Fri Oct 17, 2014 2:43 pm

Onde está o eu?

diego

Postby diego » Fri Oct 17, 2014 6:26 pm

Onde está o eu?
nao sei. parece estar no pensamento na memoria.

Canfora

Postby Canfora » Sat Oct 18, 2014 2:20 pm

Neste momento, o que é que vês quando experimentas o corpo? Há um eu lá dentro a mexer os cordelinhos? É possível sentir, experimentar, encontrar este eu? Se a resposta é sim, diz-me se faz favor o que é que este eu faz e onde está, para continuarmos a investigar o corpo.
parece estar no pensamento na memoria.
Pensa numa memória, uma daquelas que parece que aconteceu ontem, apesar de ser de há anos atrás, uma memória de quando andavas na escola primária, por exemplo.

Se olhares para a memória - como se estivesses a assistir a um filme - e comparares o conteúdo da memória com o que podes ver a acontecer neste momento:

- Do que é que ela é "feita"? Imagens, palavras, sensações?

- Uma memória sobre o "eu" pode criar uma realidade sobre este "eu" que exista fora dos pensamentos? Ou seja, apesar de a memória parecer real, é sobre algo real, algo que está a acontecer neste momento?

- Existe um contentor onde as memórias são guardadas, um eu a quem elas pertencem?

- Sem memórias, sem a história do diego, o que é que existe?

diego

Postby diego » Sat Oct 18, 2014 11:53 pm

Neste momento, o que é que vês quando experimentas o corpo? Há um eu lá dentro a mexer os cordelinhos? É possível sentir, experimentar, encontrar este eu? Se a resposta é sim, diz-me se faz favor o que é que este eu faz e onde está, para continuarmos a investigar o corpo.
ola sandra boa noite, agradeço as suas questoes, hoje por exemplo enquanto passeava meditei sobre elas de forma bastante profunda. hoje percebi que o eu nao é o sentido de eu, que o eu nao pode ver-se ou perceber-se a si mesmo, tal como o olho nao pode ver a si mesmo e o dedo nao pode apontar para si mesmo. a sandra pergunta-me o que vejo quando experimento o corpo, se vejo um eu lá dentro . ou seja, pergunta se eu posso perceber o eu. acho isso impossivel como já disse, acho que o eu nao é perceptivel, que nunca pode ser objeto de percepçao. eu nao posso ver-me porque o eu que vê nunca pode ser o eu que é visto. posso falar e perceber o meu corpo a minha historia pessoal a minha personalidade, mas nada disso sou eu, acho que o eu escapa sempre a qualquer tentativa de ser percebido exatamente porque o eu é sempre o percebedor, acho que o eu não é uma entidade separada , limitada e com atributos o eu é o mesmo em todos os seres vivos e talvez em todas as formas vivas. acho que identificamos o eu com pensamentos, memorias historias , mas a verdade é que o eu nao tem forma, cor, sabor, cheiro, nao pode ser sentido nem percebido por nrnhum sentido nem pelo chamado sexto sentido do budismo que é a consciencia, acho que o eu nao é deste mundo , o mundo da forma e que nao é limitado nem sem limites, que o eu será algo a que podemos chamar o incognoscivel, aquilo que nao pode ser conhecido só podemos conhecer aquilo a que chamamos o meu eu ou ego mas nunca o eu que percebe ou que está por detrás da percepçao. desculpe tudo isto mas é aquilo que descobri hoje meditando ao passear pelo colombo . nao dê muita importancia a esta minha reflexao estou apenas a comunicar algo que me parece verdadeiro. agora vou responder às suas questoes. nao nao existe nenhum eu a mexer os cordelinhos dentro ou fora do corpo.
Pensa numa memória, uma daquelas que parece que aconteceu ontem, apesar de ser de há anos atrás, uma memória de quando andavas na escola primária, por exemplo.

Se olhares para a memória - como se estivesses a assistir a um filme - e comparares o conteúdo da memória com o que podes ver a acontecer neste momento:

- Do que é que ela é "feita"? Imagens, palavras, sensações?
a memoria nao é o eu, na verdade o eu nao pode estar nas memorias nem nos pensamentos ao contrario do que disse no post anterior.
- Existe um contentor onde as memórias são guardadas, um eu a quem elas pertencem?

- Sem memórias, sem a história do diego, o que é que existe?
nao as memorias nao pertencem a nenhum eu. nenhum eu pode ser o contentor de memorias.
sem memorias, sem a historia do diego nada existe de perceptivel excepto o organismo físico, talvez.

Canfora

Postby Canfora » Sun Oct 19, 2014 9:16 pm

Olá diego, boa noite e obrigada pela tua resposta!
Hoje tive um daqueles domingos muito ocupados em que não me aproximei de um computador.
Só vou responder amanhã, quando tiver tempo para reflectir no que dizes.

Canfora

Postby Canfora » Mon Oct 20, 2014 11:18 am

Viva diego,

Este eu sobre o qual meditaste - que não é um eu separado, um ego, uma entidade... parece-me uma teoria para explicares o que existe, uma identificação com um EU maior do que o eu pessoal, individual. É como se, ao ver a crença em um eu desaparecer te agarrasses a outra forma de EU. Nada de errado com isso, eu fiz exatamente o mesmo depois de ver que não sou um eu individual.

Deixando de lado os pensamentos sobre o que existe e olhando para o que está sempre presente, este EU pode ser encontrado, este EU é necessário? Quando viver acontece - rir, falar com alguém, comer, andar na rua ou num centro comercial, pensar, ler estas palavras - este EU está presente? Além de se pensar que sim, que tem de haver algo, será que a vida precisa de "identidades" pequenas ou grandes para ser, para acontecer?

Mas estamos a sair do âmbito da nossa investigação. Vamos voltar a procurar o "pequeno" eu :)
nao existe nenhum eu a mexer os cordelinhos dentro ou fora do corpo.
Boa.
a memoria nao é o eu, na verdade o eu nao pode estar nas memorias nem nos pensamentos ao contrario do que disse no post anterior.
Boa.
sem memorias, sem a historia do diego nada existe de perceptivel excepto o organismo físico, talvez.
Ok. Repara que se não pensares que existe um pé ou um braço, estas partes do corpo nao são perceptíveis. Aliás, se não pensares em corpo, não há uma experiência de corpo.

Vamos olhar para o pensamento em si:

De onde é que vêm os pensamentos?
Para onde é que vão?
Consegues prever qual vai ser o teu próximo pensamento?
Podes escolher não ter pensamentos negativos?
Podes escolher só ter pensamentos felizes, agradáveis?
Podes escolher não pensar?
Um pensamento pensa?
O que é que vês a pensar?

Return to “Other Languages”