Tópico para Gerwa

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
Riktam

Re: Tópico para Gerwa

Postby Riktam » Mon Jun 03, 2013 8:20 pm

Gerwa,

A LU é uma organização com pessoas em quase todos os paises, e tem uma metodologia estabelecida. Há fundadores, mas não há "chefes" ou líderes.
Por exemplo, os exercícios que lhe passei fazem parte de um repertório e são propostos para quase todos os buscadores. O meu papel é principalmente ter o "feeling" para propor cada exercício de acordo com a percepção do estágio em que você se encontra, ou "pegando gancho" (e esta é uma expressão brasileira) em alguma parte de sua última resposta, sempre procurando questionar as crenças demonstradas e chamando sempre a atenção para a experiência direta como a única ferramenta válida na investigação. Desculpe, inclusive, se fui insistente nisto.

Há diversos grupos que são exclusivamente para as pessoas que estão guiando no fórum, nos quais os guias trocam experiências entre si e os mais experientes geralmente dão orientações para os mais novos.
Pela metodologia da LU há um conjunto de perguntas que você já deve ter conhecimento se leu outros posts ou o "Gatecrashers" e que são propostas quando se considera que o buscador aparentemente já consegue enxergar através da ilusão do "eu", o que eles chamam de cruzar o "Gateless Gate".

Porém a confirmação só ocorre depois que as respostas às perguntas são publicadas num fórum específico para isso e depois que forem analisadas e aprovadas por pelo menos outros 3 guias. Pode acontecer a confirmação ou os guias podem propor perguntas adicionais para aprofundar em alguns pontos nos quais eles considerem que a resposta deixou dúvidas. Nesse caso eu reencaminharei a nova pergunta para você responder.

Há muito poucos guias que falam português e isso pode retardar um pouco a confirmação, então eu gostaria de saber se você tem facilidade de responder essas perguntas em inglês, caso contrário devemos esperar que pelo menos três guias que falam português compareçam à página do forum e tenham tempo de analisar suas respostas.

Caso não seja possível eu também poderia tentar traduzir suas respostas para o inglês, mas minha preocupação nesse caso é que uma ou outra palavra que eu utilizar para tradução possa dar uma ênfase diferente ao que você respondeu.

Peço que confirme que entendeu, ou informe qualquer dúvida adicional, e que informe se se prefere responder em inglês ou em português às perguntas finais.

Abraços.
==================================
Riktam
https://www.facebook.com/LibertacaoDesencadeada

Riktam

Postby Riktam » Mon Jun 03, 2013 8:59 pm

Gerwa,

Mais uma informação:

Após a confirmação o buscador é convidado a participar de um dos grupos de "aftercare" no Facebook (em inglês) no qual pode ter contato com os demais buscadores e trocar idéias, insights e percepções com todos que já foram confirmados.
Há também questões que são propostas para reflexão de todos.

Abraços.
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Mon Jun 03, 2013 10:30 pm

Riktam,

Posso escrever em inglês, embora não com tanta fluidez. Penso que não haverá grande dificuldade :)

Abraço. Boa noite

Riktam

Postby Riktam » Tue Jun 04, 2013 1:30 am

Gerwa, bom dia.

Aqui vão as perguntas. Responda-as com total sinceridade e com suas próprias palavras, pois só assim você vai poder ter certeza que já atingiu o portal ou se ainda necessita de mais clareza. É um compromisso seu com você mesmo. Não tenha pressa para responder, apenas o faça quando sentir que as respostas estão prontas. Escreva tudo que considerar pertinente dentro do seu processo.

1) Is there a separate entity 'self', 'me' 'I', at all, anywhere, in any way, shape or form? Was there ever?

2) Explain in detail what the illusion of separate self is, when it starts and how it works from your own experience. Describe it fully as you see it now.

3) How does it feel to see this? What is the difference from before you started this dialogue? Please report from the past few days.

4) What was the last bit that pushed you over, made you look?

5) Do you decide, intend, choose, control events in Life? Do you make anything happen? Give examples from your experience.

6) Anything to add?

Abraços,
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Tue Jun 04, 2013 12:19 pm

Riktam,

Ok. Vou responder com tempo

Abraço

Riktam

Postby Riktam » Sun Jun 09, 2013 3:24 am

Olá Gerwa, bom dia.

Como está indo com as respostas?
Se quiser explorar outros aspectos antes de enviá-las, deixe-me saber.

Abraços,
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Tue Jun 11, 2013 4:00 pm

Riktam, boa tarde

Ainda só respondi a uma pergunta..Tenho andado um bocado preguiçoso ;)

As perguntas parecem-me bem fáceis de responder, não é por dificuldade que ainda não as respondi.

A questão do livre arbítrio parecia-me a única que ainda me causava algumas dúvidas, mas agora não me restam muitas dúvidas que as escolhas que fazemos no dia-a-dia são muito limitadas por imensos factores e não podem ser individualizadas a um «eu», a um «momento» de decisão. As próprias opções que nos surgem e as opções que não nos surgem, não temos muito controlo sobre elas. A um nível mais imediato, o livre arbitrio é obvio. Mas se procuro e investigo, de facto não encontro justificação para acreditar no livre arbitrio. É óbvio que não temos controlo sobre a maior parte dos processos.

Comprometo-me a enviar as respostas até ao final de amanhã, se não surgir nenhuma dúvida.

Abraços

Riktam

Postby Riktam » Tue Jun 11, 2013 6:37 pm

OK, Gerwa,

Aproveito para lhe enviar dois trechos de uma palestra do Gary Weber para você se distrair um pouco. Ele fala sobre determinismo e sobre controle, com um cunho científico. Achei interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=XqLDWyk1uLQ

http://www.youtube.com/watch?v=EiggtJpazfg

Aguardo sua mensagem amanhã. Abraços.
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Wed Jun 12, 2013 7:12 pm

Riktam,

Obrigado pelas sugestões. Parece-me interessante também.

Envio as respostas

Abraço

1)Is there a separate entity 'self', 'me' 'I', at all, anywhere, in any way, shape or form? Was there ever?

I can´t find it. I can´t say anything about its shape or form or location. I don´t think it ever existed. It was a misperception.

2) Explain in detail what the illusion of separate self is, when it starts and how it works from your own experience. Describe it fully as you see it now.

The illusion of separate self arises when I grasp at my perceptions, thoughts, feelings, sensations, and don´t see them as merely experiences in which an experiencer can´t be defined or isolated from the experienced phenomena.

When I am more distracted or my mind is busy with work stuff, my mindset can change to old patterns.
But I can shift it again, at least to some extent.

I find it useful to keep a quiet, focused and contemplative mind, although I can also see that distractions, annoying experiences, afflictive states are just experiences in which there is only perception. sometimes I throw myself into stressful states (if there´s no harm), just to observe and feel the field of energy.

3) How does it feel to see this? What is the difference from before you started this dialogue? Please report from the past few days.

It´s great to see reality as it is, from the point of view of direct experience. It´s mostly a liberating perspective. Before I started this dialogue I never had a direct experience of the emptiness of self. But while I was thinking about the questions from my guide, sometimes a sudden quick burst of insight manifested. The insight has stabilized. Now i feel I have the ability to see things from this new perspective, specially if I keep a contemplative and investigative mindset. I find myself more interested in direct experience, even if it is umcomfortable. I feel curious to observe my experiences, from a more phenomenological angle.
I can easily see the inseparability of subject and object, although it remains possible to keep seeing from a dualistic point of view too.

4) What was the last bit that pushed you over, made you look?

Honestly, it was during the dialogue, the guiding process. Now it is more simple and easy to look and see. I don’t need to reflect too much. My perceptions, emotions, sensations don´t exist by themselves. They show me very obviously that experiencer and experienced is the same. Everything is experience.

5) Do you decide, intend, choose, control events in Life? Do you make anything happen? Give examples from your experience.

No, there are decisions everytime, but if I try to find any self involved, or if I try to understand the reasons for my decisions I see an infinite regression of events and causes which I am not directly responsible.

6) Anything to add?

No, I really feel there´s very little to add. I don´t have afflictive doubts but the feeling of mistery remains.
I can relax into that, in the present moment.

Riktam

Postby Riktam » Wed Jun 12, 2013 8:18 pm

Gerwa,

Muito bom. Vou postar suas respostas para a comunidade e lhe retorno assim que houver um feedback.

Abraços.
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Wed Jun 12, 2013 10:44 pm

Riktam,

Ok. Obrigado

Boa noite

Gerwa

Postby Gerwa » Wed Jun 12, 2013 10:44 pm

Riktam,

Ok. Obrigado

Boa noite

Riktam

Postby Riktam » Fri Jun 14, 2013 1:54 am

Gerwa, bom dia.

É com grande satisfação que comunico que suas respostas foram aprovadas pela comunidade da LU, o que significa, como eu já havia percebido, que você chegou ao "Gateless Gate", conseguiu enxergar a ilusão através da experiência direta.
Entenda, isso não é o fim do caminho, apenas a entrada.
Muitas novas percepções e entendimentos ainda virão.
Dúvidas aparecerão.
O "Eu" voltará algumas vezes a assumir o controle.
Mas o que foi visto uma vez não pode ser "desvisto". Você agora tem um novo recurso e basta ficar consciente do que você viu por si mesmo, que esses estados se dissipam. Basta OLHAR novamente.
Para mim foi muito gratificante acompanhá-lo, acredite, acho que a satisfação é igual de ambos os lados.

Seu nickname no fórum em breve passará de verde (pronto) para azul (liberado), igual ao meu.
A partir de agora você poderá fazer parte dos grupos de aftercare da LU no Facebook e trocar idéias e percepções com outras pessoas que passaram por este processo.
Futuramente, quando adquirir a confiança necessária, poderá também auxiliar outros buscadores a enxergar, e será bom pois precisamos de mais guias no nosso idioma.

Por favor adicione-me como amigo no Facebook para que eu possa encaminhar seu perfil para os administradores dos grupos:

http://www.facebook.com/dirceu.romani

Eu também traduzo para o Português as citações da LU e se quiser pode seguir ou gostar da página que está indicada abaixo da minha assinatura neste post.

Encontro você lá no Facebook, seja bem vindo.

Abraços.
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Fri Jun 14, 2013 5:33 pm

Riktam

Sei que sem uma atitude ética e disciplinada é impossível ter a tranquilidade necessária para investigar e encontrar as respostas. Quero continuar a reflectir, e estou aberto às dúvidas que certamente vão aparecer. Acima de tudo interessa-me a verdade, só isso. Não pretendo fabricar nenhum insight.

Agradeço todo o empenho e tempo que dedicou ao longo deste processo. A sua dedicação foram uma inspiração e um exemplo, que mostram bem o espirito da LU. Sinto-me obrigado a retribuir da mesma forma, se tiver a oportunidade de ser chamado a ajudar novos membros, ou de outra forma.

Acho que é importante continuar ligado a este projecto, mantendo viva a atitude de investigação, mas de momento não tenho facebook. Entretanto, irei resolver este "problema" rapidamente, e depois adiciono-o.

Obrigado mais uma vez. Até breve :)

Abraço.

Riktam

Postby Riktam » Fri Jun 14, 2013 5:44 pm

Gerwa,

OK, você pode criar um perfil no FB, mesmo que seja apenas para acompanhar os grupos.
Assim que criar pos favor me adicione para que eu possa processar seu cadastramento.

Abraços.
Riktam

Return to “Other Languages”